quarta-feira, 28 de abril de 2010

UNIVERSIDADES: A BANALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Partilhar Amigos, acompanhamos hoje a notícia que uma universidade sem a devida licença foi fechada em Parintins, cidade famosa por seu festival no Amazonas. O teor das manchetes postadas na Internet hoje mostram uma indignação com tal situação como se isso fosse uma grande surpresa para a opinião pública.

Desde o governo FHC, com seu ministro Paulo Renato, foi trabalhada no país uma expansão da rede de ensno superior desordenada e irreponsável que acarreta nestes "muquifos" que se denominam faculdades. Infelizmente, a construção da democratização do ensino superior no governo FHC foi priorizando a mercantilização em detrimento a qualidade do ensino em nosso país.

Quando são criados os mais diversos cursos, eles têm o intuito de atender os anseios do mercado veroz e dos donos das IES, pois fazem com que o ensino técnico no Brasil seja completamente deteriorado, por exemplo.

Nesta mesma lógica, o governo Lula não mudou a forma de avaliar as IES. simplesmente acabou com o provão e criou o SINAES. Um modelo de avaliação institucional muito interessante que nunca foi posto em prática de forma real.

Logo as IES sentem-se a vontade para instituir quaisquer cursos como por exemplo, carnavalesco, dança de salão e negócios em surf.

Com a ausencia do MEC na fiscalização das IES, os oportunistas da educação veem as brechas para se por a ministrar cursos de forma indiscriminada na logica do "depois eu resolvo essa tal de legalização do curso".

O que devemos lutar é que o governo invista novamente no ensino técnico e na universidade publica, pois assim conseguira garantir a qualidade de ensino no Brasil.

Mas quero deixar claro que assim como a Cesbam, existem inumeras universidades e faculdades no Brasil sem o devido registro, e muitas vezes o estudante só descobre ao fim do seu curso.

Nossa luta deve ser por um ensino de qualidade, cada vez mais vagas nas Universidades públicas, mais rigor na concessão de abertura de cursos e que o MEC atue de forma enérgica contra essas universidades ilegais que existem no Brasil.

Um comentário: